2.º ciclo do ensino básico
O Colégio do Ave promove a motivação e compromisso de todos, com o objetivo de atingir o sucesso dos seus alunos, respeitando o ritmo de cada um. Todos os projetos e atividades pedagógicas são orientados pela e para a Exigência, Autonomia, Responsabilidade, Confiança, Solidariedade, Partilha, Cooperação, União e Cidadania de todas as crianças e jovens.
O projeto educativo do Colégio assenta em três pilares:
A matriz curricular do 2.º CEB assenta no propósito central de promover um desenvolvimento humano integral, transversal a todos os ciclos de aprendizagem, dando especial importância ao respeito pela individualidade do aluno e à promoção da sua autonomia face aos múltiplos desafios propostos.
“
No desenvolvimento das atividades letivas, uma das estratégias adotadas e valorizada é a metodologia da sala de aula invertida, ou flipped classroom, que visa colocar o aluno numa posição central do processo de ensino/aprendizagem.
O principal objetivo desta abordagem, em linhas gerais, consiste em proporcionar ao aluno o acesso prévio ao material de cada aula, com recurso a materiais diversificados. Nesta perspetiva, a sala de aula transforma-se num espaço dinâmico e interativo, permitindo a realização de atividades em grupo, estimulando debates e discussões, e enriquecendo a aprendizagem do estudante a partir de diversos pontos de vista.
Atualmente, vive-se num processo de constante mudança face ao crescimento exponencial das tecnologias no universo educativo.
Considerando que o crescimento da informação e da sua acessibilidade através das redes é cada vez mais evidente, consequentemente, é também um facto que a concretização do processo educativo estará cada vez mais ligado às redes de aprendizagem.
É, precisamente, neste âmbito que emerge a disciplina TIC/DigitalSkills que visa dotar os alunos de competências no âmbito da literacia digital, robótica e programação.
Estas competências são fundamentais para que os alunos estejam preparados para acompanhar a mudança e a incerteza num mundo global e em constante transformação.
Assim, os alunos devem não apenas reconhecer que as tecnologias podem ser úteis como base de apoio, suporte e auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, mas também utilizá-las de modo a ir ao encontro das novas formas de aprendizagem, por via das respetivas tecnologias.
Ensino integrado da língua inglesa - o colégio permite uma interação quotidiana com a língua inglesa. No caso do 2.º ciclo os alunos usufruem de 3 tempos semanais de inglês, alinhados com o prestigiado currículo Cambridge (University of Cambridge ESOL: English for Speakers of Other Languages Exams).
Este programa abrange desde os primeiros exames (Young Learners Examinations) até aos níveis mais avançados, como o Certificate of Advanced English, garantindo uma base sólida na língua inglesa.
O ensino é centrado nas quatro competências fundamentais da língua – Reading, Writing, Listening & Speaking – com igual ênfase no Use of English.
Este equilíbrio é essencial para o sucesso académico e pessoal dos nossos alunos, respondendo às exigências do mundo atual.
O objetivo é que, ao longo do 2.º Ciclo, cada aluno atinja o seu máximo potencial e conquiste certificações Cambridge adequadas ao seu nível. Este projeto contempla a interação com outras disciplinas do currículo, através da metodologia de CLIL (Content and Language Integrated Learning), tais como, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Musical, Educação Física e TIC/Digital Skills.
Cultura Inglesa – Explorar, Aprender e Comunicar no Mundo Global. A matriz curricular do 2.º ciclo integra a disciplina de Cultura Inglesa, que visa reforçar a aprendizagem da língua inglesa e promover uma abordagem multicultural, que é essencial no século XXI.
Esta disciplina destaca-se pelo desenvolvimento das competências de comunicação oral e escrita através de atividades interativas e práticas.
Os alunos embarcam em "viagens virtuais" a países de língua inglesa, onde exploram tradições, estilos de vida e características culturais.
Estas experiências são complementadas com exercícios que incentivam a análise e exploração dos diferentes contextos sociais e culturais.
As aulas de apoio pedagógico têm como destinatários os alunos dos 2.º, 3.º ciclos e secundário, que frequentam o Colégio. Esta medida de complemento educativo, funciona em pequenos grupos e visa proporcionar aos alunos adquirir/desenvolver os conhecimentos e aprendizagens que carecem de recuperação e/ou reforço curricular.
A Sala de Estudo é de utilização obrigatória para os alunos que permaneçam no colégio após o término das aulas e só pode ser utilizada exclusivamente, para a realização de tarefas escolares. Os seus principais objetivos consistem em promover o desenvolvimento de hábitos de trabalho autónomo ou em grupo e fomentar o desenvolvimento da autonomia dos alunos.
Das 08h25 às 17h45 (variável de acordo com o horário da turma)
Das 17h30 às 18h30