1.º Ciclo do ensino básico
No Colégio do Ave, o 1.º Ciclo do Ensino Básico organiza o seu trabalho de integração e articulação curricular com base nas orientações do Ministério de Educação e nos princípios que visam o desenvolvimento integral de cada aluno, atendendo ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Além das áreas nucleares, o Colégio do Ave oferece aos seus alunos aulas de enriquecimento curricular com professores especializados nas áreas de Música, Educação Física, Artes Visuais, Expressão Dramática, Literacia Digital e Programação. Esta iniciativa é considerada um investimento no desenvolvimento de competências específicas, visando o desenvolvimento integral da criança e permitindo o desenvolvimento da sua autoestima e promovendo um autoconhecimento mais profundo.
“
Desde o 1.º até ao 4.º ano, os nossos alunos beneficiam de uma exposição diária à língua inglesa, através de aulas cuidadosamente estruturadas para desenvolver as quatro competências linguísticas fundamentais: Reading, Writing, Listening e Speaking. Os conteúdos de Use of English são abordados de forma diversificada, com especial enfoque na aprendizagem em contexto. Esta abordagem permite aos alunos explorar diferentes aspetos culturais dos países anglo-saxónicos, incluindo festividades, tradições e eventos históricos marcantes. É expectável que os alunos atinjam os níveis de proficiência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Pré-A1/Starters, no 2.º ano de escolaridade, e A1/Movers, no 4.º ano de escolaridade.
A disciplina de DigitalSkills visa desenvolver a literacia digital e competências essenciais nos alunos, como o uso de ferramentas de produtividade, programação, robótica, pensamento computacional e criação gráfica. Ao integrar conceitos de várias áreas curriculares, como matemática, ciência e design, a disciplina promove a interdisciplinaridade e estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas. O projeto piloto InOut oferece aos alunos experiências práticas e criativas, explorando áreas como eletrónica, microcontroladores, modelação 3D e robótica, sempre com a integração do Inglês. É um projeto de integração curricular transversal, que promove o desenvolvimento de competências digitais conducentes ao exercício de uma cidadania ativa, crítica e responsável.
Através da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), em articulação com disciplinas como Educação Artística, Educação Física, Estudo do Meio, Matemática e TIC/DigitalSkills, promove-se de forma natural e criativa o uso da língua inglesa no dia a dia dos alunos. O nosso objetivo é que os alunos encarem a aprendizagem da segunda língua com naturalidade desde os primeiros anos, que haja um aumento da proficiência na língua inglesa e que os alunos se sintam preparados para a realização dos exames da Universidade de Cambridge (Cambridge ESOL: English for Speakers of Other Languages Exams).
O Eco-Escolas assume-se como um Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade que visa o desenvolvimento da consciência ecológica, promoção de práticas ambientais e envolvimento da comunidade em dinâmicas de preservação do ambiente.
O projeto À Descoberta da Ciência com o Professor Lamparina desenvolve-se a partir da articulação com os professores de Ciências da Natureza e Ciências Físico-Químicas do Colégio do Ave que, em laboratório, recebem os alunos do 1.º Ciclo para a realização de atividades experimentais.
Com a Assembleia Ser+, através de dinâmicas de grupo e individuais, e envolvendo a comunidade educativa, pretende-se promover o desenvolvimento socioemocional, de uma forma responsável, inclusiva e construtiva, formando cidadãos críticos, com capacidade de gerir emoções e fomentar compromissos em sociedade.
O Conto Contigo estimula a criação e promoção do gosto e hábitos de leitura e de escrita, não só como fonte de informação, mas também como fonte de prazer, através de diferentes estratégias.
O projeto Express’Arte promove a exploração de diferentes formas de expressão e experimentação de técnicas de manipulação de materiais, desenvolvendo nos alunos a competência para criar, interpretar e refletir sobre a arte, dando espaço à criatividade individual e coletiva.
O Farol da Matemática apela à motivação e à participação efetiva dos alunos desafiando-os através da resolução de problemas, do pensamento computacional, conexões, representações, raciocínio e comunicação matemática, incentivando o gosto e o interesse por esta disciplina, através de diferentes estratégias.
É um projeto de abertura à comunidade, com uma abordagem interdisciplinar que abarca assuntos da atualidade, permitindo uma aproximação aos interesses dos alunos, dando especial importância às ações de explorar, investigar, dialogar, conhecer e refletir.
A Literacia Financeira tem sido uma temática amplamente debatida nos últimos anos e reconhecida como uma estratégia prioritária. Promover a Literacia Financeira nas crianças e jovens é uma ação essencial para que adquiram ferramentas cruciais para a tomada de decisões financeiras responsáveis e informadas ao longo da sua vida.
A saúde mental assume, na nossa sociedade atual, extrema importância e carece de uma intervenção emergente. Enquanto escola, consideramos ter um papel fundamental na prevenção e intervenção precoce ao nível desta temática. Assim, desenvolvemos um programa com o objetivo de promover a saúde mental dos nossos alunos, fomentando o seu desenvolvimento global e harmonioso.
Das 09h00 às 16h15
Das 17h30 às 18h30