Oferta adicional
No Colégio do Ave, acreditamos que a educação vai além das aulas convencionais. Por isso, criámos uma oferta adicional pensada para enriquecer o percurso escolar dos nossos estudantes. Estas atividades complementares promovem competências essenciais, exploram talentos únicos e proporcionam experiências que preparam para os desafios do futuro.
A educação do século XXI exige mais do que apenas ensinar conteúdos: é preciso inspirar, motivar e desafiar.
Com a nossa oferta adicional, proporcionamos um conjunto diversificado de atividades e projetos que ajudam os estudantes a desenvolverem as suas capacidades, expandirem horizontes e se prepararem para um futuro de sucesso. Mais do que uma escola, somos um espaço de descoberta e crescimento. A nossa oferta adicional abre portas para novas possibilidades, permitindo aos estudantes mergulharem em áreas que despertam a sua curiosidade e paixão, enquanto desenvolvem competências indispensáveis para enfrentar os desafios do mundo moderno.
“
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) constitui-se como um recurso da escola que atua de forma imediata e ativa nos vários espaços e ambientes escolares. As práticas de intervenção e o trabalho colaborativo são os principais potencializadores da promoção da saúde mental e do bem-estar emocional de todos.
O SPO define-se como uma estrutura especializada de apoio educativo, que desenvolve a sua ação na creche, educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário e assente nos seguintes domínios:
a) apoio psicopedagógico a alunos e professores;
b) apoio técnico e consultoria aos agentes da comunidade educativa;
c) apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolares;
d) intervenção ao nível da orientação e desenvolvimento escolar e vocacional;
e) apoio psicológico a alunos;
f) apoio à Educação Inclusiva;
g) colaboração em projetos pedagógicos em desenvolvimento nos Colégios.
Acompanhamento psicológico e psicopedagógico individualizado com alunos, com intervenção em dimensões como a adaptação às exigências escolares, a aprendizagem, o comportamento e atitude face à escola, escolhas vocacionais e o desenvolvimento pessoal (social, interpessoal, emocional).
Consultoria e trabalho colaborativo com todo o corpo docente, coordenações e direções pedagógicas, no âmbito Plano Anual de Atividades da escola.
Dinamização do Programa de Orientação Vocacional destinado aos alunos do 9.º ano de escolaridade, que pretende fomentar o autoconhecimento e apoiar os alunos na definição e construção dos seus projetos formativos/profissionais futuros, mediante a exploração das suas competências, interesses, objetivos e valores profissionais.
Dinamização do Programa de Desenvolvimento de Competências para a Aprendizagem, que se define como um instrumento de intervenção. É um programa de literacia emergente, destinado a crianças do Ensino Pré-Escolar, com idade compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Surge como uma resposta aos requisitos inerentes à aprendizagem escolar e, mais especificamente, ao ingresso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Tem como princípio a estimulação de competências fundamentais para a aprendizagem.
Dinamização de programas e atividades com caráter preventivo, interventivo e proativo com pressupostos elencados no Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho referente à Educação Inclusiva, bem como ao processo de ensino aprendizagem de todos os alunos.
Trabalho de proximidade e de articulação com as educadoras e crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos de idade, que frequentam o Ensino Pré-Escolar. Pretende-se que a transição para o 1.º Ciclo se constitua como uma oportunidade motivadora de crescimento. É essencial acompanhar o desenvolvimento do processo educativo de cada criança, estabelecendo um equilíbrio entre as suas características e os desafios inerentes à próxima etapa, fomentando, assim, um ambiente propício para o seu bem-estar e sucesso.
Acompanhamento dos processos relativos à Educação Inclusiva, em colaboração e articulação com os profissionais escolares, encarregados de educação e técnicos externos, com o objetivo de adequar continuamente as medidas e estratégias escolares às necessidades dos alunos, envolvendo os diferentes contextos e intervenientes que influenciam, direta ou indiretamente, as condições do seu desenvolvimento.
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) é composta por elementos permanentes e por elementos variáveis, de acordo com as orientações legislativas do Decreto-Lei n.º 54/2008, de 6 de julho. Compete à equipa multidisciplinar:
A EMAEI constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.
Elaborar o relatório técnico-pedagógico e, se aplicáveis, o programa educativo individual e o plano individual de transição, de acordo com a legislação em vigor;