Saúde e Bem-Estar 

Ser um espaço de saúde e promoção de bem-estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não como um estado de ausência de doença. Nesse sentido, a escola pode, e deve, para além do seu papel educativo, ser um espaço de promoção de Saúde e Bem-estar para toda a comunidade educativa.

Projeto Eco-escolas

Sendo o Colégio do Ave uma Instituição que privilegia a sensibilização e educação para a proteção e preservação do ambiente, o Colégio do Ave, através do programa ECO – Escolas, tem desenvolvido, ao longo dos dois últimos anos letivos, um ambicioso Plano de Ação, que compreende trabalho dentro e fora da sala de aula e que procura envolver toda a comunidade. Como reconhecimento deste trabalho e das boas práticas ambientais desenvolvidas, o Colégio do Ave recebeu a Bandeira Verde/Galardão Eco-Escolas, o que muito nos honra e motiva para continuar a desenvolver um plano de ação que permita educar os nossos alunos enquanto cidadãos informados, interventivos e transmissores de boas práticas ambientais, quer no contexto familiar, quer nas comunidades em que estão inseridos, através da continuidade da implementação do Projeto Eco-Escolas.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE e pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelo colégio, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada instituição relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Os desafios e concursos lançados, anualmente, são de caráter opcional e visam auxiliar o professor coordenador a trabalhar algumas das temáticas Eco-Escolas.

O plano de ação é desenhado por cada instituição e deverá tomar em conta a agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo, as escolas são desafiadas a participar em diversos subprojetos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

Adicionalmente, e porque a promoção da saúde e bem-estar deve ir além da nossa comunidade, promovemos a realização de ações de voluntariado para conservação do ambiente no exterior.

Promoção de hábitos saudáveis

A alimentação é um dos pilares para um desenvolvimento e crescimento saudável e para a manutenção da saúde e bem-estar, e, por isso, é importante que desde cedo se criem hábitos de alimentação saudável.

O colégio promove esses hábitos saudáveis através da disponibilização de ementas escolares, elaboradas por nutricionistas e com supervisão de profissionais de saúde. Adicionalmente, realizam-se vários workshops e atividades ao longo do ano, de forma a consciencializar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação saudável.

Porque bem-estar é a base para uma vida equilibrada e cheia de energia